Normas Éticas

Ética da Revista Protocolos em Química e Direitos Autorais de Publicação

Os autores têm obrigações éticas para com a comunidade científica e com a Revista Protocolos em Química. A Revista Protocolos em Química espera que, ao submeter seus trabalhos, os autores sigam as regras éticas descritas abaixo. Caso contrário, estarão sujeitos a sanções que podem incluir desde suspensão até proibição de acesso à submissão e/ou à publicação.

1 – Informar e ter a permissão de coautoria

O autor ao submeter um trabalho é responsável por incluir na lista de autores os nomes de todos os pesquisadores efetivamente responsáveis pelo trabalho. É seu dever também informar aos seus colaboradores o conteúdo do manuscrito e obter sua permissão para submissão e publicação.

2 – Pesquisar e Referenciar

É responsabilidade dos autores pesquisar cuidadosamente nos diversos sites de busca todos os trabalhos científicos relevantes para o seu raciocínio, concordando ou não com os resultados e hipóteses apresentadas. Quaisquer dados provenientes de pesquisas realizadas por outros acadêmicos, que não sejam os próprios autores do manuscrito submetido, devem ser devidamente referenciados. Essa identificação deve ser tão detalhada quanto possível. É imperativo que informações privilegiadas, como comunicações pessoais ou discussões com indivíduos que não sejam os próprios autores, só sejam mencionadas com a permissão expressa do pesquisador envolvido.

3 – EXCLUSIVIDADE

A submissão simultânea do mesmo manuscrito a mais de um periódico acarreta carga extra desnecessária ao sistema de revisão por pares e expectativas do periódico que podem ser enganadas caso um manuscrito aceito seja retirado, representando um desvio ético que não é aceito pela revista.

4 – PLÁGIO

O plágio, definido como “a apropriação de ideias, processos, resultados ou palavras alheias, sem o devido crédito”, não é aceito pela revista. A cópia palavra por palavra (ou quase) de textos de qualquer outro autor, a replicação de textos ou dados de trabalhos anteriores dos próprios autores, com ou sem a devida citação, não são aceitáveis. A repetição moderada de certas ideias e a reorganização de uma ou duas frases pelos próprios autores são consideradas aceitáveis. No entanto, a reprodução literal de dados ou frases deve ser indicada entre aspas e devidamente atribuída, especialmente se for essencial para a discussão ou contextualização de um conjunto específico de dados ou hipóteses. Da mesma forma, é inadmissível sugerir originalidade quando a metodologia ou os resultados já foram previamente publicados, quer seja pelo autor em questão ou por qualquer outro pesquisador.

6 – TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS

O autor ao submeter o trabalho, com o consentimento de todos os demais coautores, transfere os direitos autorais do trabalho submetido, bem como de todas as suas versões, para a Revista Protocolos em Química. Caso o manuscrito não seja aceito ou seja retirado durante o processo de revisão, o efeito desta transferência cessa.

7 – Permissão expressa para reprodução de material já publicado

É relativamente comum em resenhas a reprodução de figuras, esquemas e fotos já publicadas em outras obras. No entanto, tal reprodução requer a permissão de direitos autorais dada pela editora da obra original, mesmo que esses materiais tenham sido publicados pelos mesmos autores. Cabe aos autores a responsabilidade de obter autorização das editoras para a reprodução de qualquer obra de outras revistas para utilização em qualquer tipo de publicação. O devido reconhecimento da reprodução deve ser devidamente feito nas legendas, conforme as orientações fornecidas pelos editores originais.

.